Destituídos daquela caridade de que fala o Apóstolo, tornam-se totalmente improdutivos e estéreis. O santo Apóstolo, prevendo em espírito tal situação, escreve: Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse a caridade, isso de nada me adiantaria (I Cor 1 3,3) . Daí a prova evidente de que a perfeição não se alcança de imediato, pela simples nudez e renúncia às riquezas e honrarias, se concomitantemente não praticarmos a caridade, cuj os diversos aspectos foram descritos pelo Apóstolo. Ora, é nessa caridade que consiste a pureza de coração. Pois, não conhecer a inveja, o orgulho ou a ira, não agir por motivos frívolos, não buscar o próprio interesse, não se comprazer com a inj ustiça, não levar em conta o mal sofrido (cf. !Cor 1 3 ,4ss) , porventura não será isso oferecer a Deus sem cessar um coração perfeito e totalmente puro, conservando-o imune a qualquer perturbação?"
Nesse dia da consciência negra, achei por bem lembrar de uma grande, porém esquecida, figura negra: São Moisés Etiope. Eis uma amostra de sua grande sabedoria
"É o que ocorre com muitos que, após haver deixado as maiores riquezas em ouro e prata, e ainda em valiosas propriedades, sentem-se perturbados pelo apego a um canivete, um estilete, uma agulha ou uma pena de escrever. Se houvessem concentrado o olhar unicamente na pureza de coração, jamais se sentiriam atraídos por tais bagatelas, depois de se terem despojado de bens muito mais consideráveis e preciosos. Acontece, porém, que alguns guardam com tal ciúme certo manuscrito, que nem mesmo podem admitir que outra pessoa lhe lance um olhar ou o toque mesmo levemente. Assim, aquela oportunidade que lhes poderia servir para ganhar uma recompensa, ao usar de caridade e paciência, torna-se para os mesmos ocasião de impaciência e de morte. Tendo distribuído todos os seus haveres por amor a Cristo, conservam por coisas mínimas o antigo apego e, por sua causa, são até levados a se encolerizar para defendê-las.
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